As empresas têm investido cada vez mais em diferentes maneiras de divulgar seus produtos e serviços para atrair o consumidor, como publicidade, marketing digital, redes sociais, otimização de websites, vídeos, promoção de vendas, promoção de eventos, entre outros. No entanto, algo mais simples e objetivo pode ser decisivo na hora de transformar um visitante em comprador: a organização visual da loja. Esse é o objetivo fundamental do visual merchandising.
O visual merchandising é um conceito que engloba estratégias de promoção dentro do ponto de venda. Estudos comprovaram que, em 80% dos casos, a decisão de compra ocorre quando o cliente já está dentro da loja, e não com análise prévia. Isso ocorre, geralmente, pois esse consumidor em potencial vai ao ponto de vendas com ideias muito vagas acerca daquilo que deseja comprar, ou porque não conhece detalhes e especificações do produto/serviço que podem fazer a diferença no processo de decisão de compra, preferindo visitar a loja para visualizar as opções com maior clareza. Além disso, há consumidores impulsivos, que decidem comprar no calor do momento.
Levando os dados em consideração, é inegável o impacto psicológico que o ambiente, ou seja, a loja tem sobre o visitante. Será muito mais fácil transformar esse visitante em comprador se ele se sentir confortável no ambiente.
Como fazer isso?
Existem diversas estratégias de visual merchandising que tornam o ponto de venda mais agradável ao olhar do público, tanto do lado de fora (fachadas e vitrines externas) quanto do lado de dentro (corredores, iluminação, sonorização, exposição de produtos, provadores, entre outros elementos).
É também de fundamental importância que os produtos estejam facilmente visíveis ao público, de preferência demonstrando abundância de opções, mas sem que haja poluição visual. Essa diversidade deve ser exibida de forma organizada, por meio de dispositivos como a arara de roupas, balcões, estantes, vitrines, cabides, expositores e gôndolas. Eles não só organizam o ponto de venda, como também conferem aos visitantes maior liberdade para circular, visualizar e, possivelmente, tocar os produtos para que tomem a decisão de compra.
Cada caso é um caso
Para decidir qual o melhor caminho a ser seguido, é de suma importância que as empresas realizem pesquisas para conhecer melhor seu público-alvo para entender o que estes buscam e como fornecer. Outro aspecto importante é um bom relacionamento com o cliente no ponto de venda. Uma experiência de compra agradável facilita a fidelização, de modo que o consumidor volte a comprar na loja futuramente.
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