Além dos esforços de comunicação, é fato mais do que comprovado que os investimentos no próprio ponto de vendas são uma estratégia poderosa de marketing na atualidade. Não adianta nada pensar em cartazes, flyers e até filmes publicitários na televisão divulgando uma loja se, ao chegar no PDV, o consumidor se depara com um local nem um pouco convidativo. Por este motivo, é preciso que o ponto de vendas seja funcional e atraente, já que, segundo pesquisas, é nele que ocorre a maior parte das decisões de compra.
O ponto de vendas é um local onde uma série de percepções visuais, olfativas e até mesmo auditivas ocorrem, e são elas que deixam o consumidor numa situação agradável ou extremamente incomodado, desejando ir embora o quanto antes. Para que a experiência seja satisfatória, fique atento às dicas a seguir:
Produtos de qualidade
É meio óbvio, mas os lojistas precisam vender exatamente aquilo que comunicam. Não adianta prometer o melhor tecido da cidade se a blusa rasga com facilidade. É essencial contar com fornecedores confiáveis, que ofereçam produtos fabricados com matéria-prima de alta qualidade. Além disso, esses itens não podem conter partes amassadas, riscos, poeira, entre outras imperfeições que transmitam a imagem de uma loja despreocupada com a qualidade.
Iluminação
Este é um item que pode passar batido, pois não lhe é dada a devida importância. No entanto, há pesquisas que indicam que um projeto luminotécnico adequado pode ajudar a promover mais vendas, pois a luz orienta o olhar dos consumidores aos pontos de maior interesse.
Vendedores qualificados
Mais um aspecto fundamental em qualquer PDV: é essencial contar com profissionais preparados, que tenham conhecimento sobre aquilo que vendem, que saibam tirar dúvidas e fazer sugestões quando possível. Desse tipo de profissional, espera-se que seja simpático, prestativo, que tenha postura adequada e que saiba orientar sem ser “invasivo” ao espaço do cliente.
Decoração e organização
Assim como a iluminação, é preciso que o ambiente tenha também uma decoração que o torne esteticamente atraente. Além do aspecto visual, que deve sempre ir ao encontro da identidade da marca, é preciso também pensar na funcionalidade e no conforto, tanto dos clientes quanto dos funcionários. Por isso, é preciso pensar no correto posicionamento de gôndolas, expositores e do balcão para loja, de modo que as passagens não fiquem obstruídas e as pessoas não se sintam desconfortáveis. Lembre-se: menos é mais!
Ainda falando em decoração, é importante lembrar que os produtos não podem mais ser considerados meros utensílios à disposição das pessoas, mas sim soluções para seus problemas; itens que representam um determinado estilo de vida.
Hierarquias
Toda loja precisa definir produtos que merecem destaque no PDV, seja porque são os que promovem mais vendas ou porque são lançamentos. Esses itens precisam ser exibidos nos chamados “hot points” ou “pontos quentes”, que são espaços de maior visibilidade. Esses locais costumam ser vitrines, pontas de gôndolas e áreas próximas à entrada ou aos caixas. Seu correto posicionamento aumenta as chances de venda.
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