Técnicas para conversão de vendas: o papel de gestor
9 de dezembro de 2016
É bem sabido o quanto são fundamentais as estratégias para vendas. Elas estão impregnadas em todo o processo de conversão, captando e valorizando o produto por meio de um bom atendimento. Temos várias chaves para, na analisar deste tipo de evento, pensando a personalização, como no caso de balcões de vidro com opção para laptop, baleiros, balcão de tela com vidro, balcões de vidros variados em estilos e tamanhos, e outros que atendem a necessidades específicas, mas que se não forem adequadamente apresentados ao cliente, têm suas chances de conversão prejudicadas.
Pensemos aqui algumas sugestões para melhorar sua gestão e assim aperfeiçoar e multiplicar a conversão de seus produtos.
Contratar e demitir são fatores dispendiosos
O talento de seus funcionários não é uma questão de sorte; ele exige rigorosa e aberta seleção buscando indivíduos aptos para o devido treinamento na execução eficiente das tarefas propostas. Assim seleção e treinamento antes de qualquer coisa são investimentos, não custos.
Pontualidade
Cinco minutos de atraso par ao serviço são cinco minutos que o serviço não foi feito. O gestor deve entender que ele é a base de sua equipe e que não pode se dar ao luxo de transmitir comportamentos que ele mesmo entende como danosos a sua função e a seu trabalho.
Saiba o que quer para saber o que pedir
Não se fazem boas vendas sem saber o que se quer vender. Parece óbvio, mas, ainda assim é uma verdade. Saber vender é saber entender explicar uma utilidade a seu produto para seu cliente. É preciso explicar o perfil do cliente, do produto, da loja e sim, explicar como isso se conjuga para que a conversão exista de fato.
Aprender a entender o cliente e até mesmo quem não é
O cliente até pode não ter sempre a razão, mas o cliente deve ser sempre ouvido. O atendimento é fundamental para descobrir quais as demandas daqueles que frequentam seu estabelecimento, o que eles acreditam e o que eles não acreditam. Mesmo que a venda não seja feita, é preciso pensar num modo de acumular dados sobre o porquê o cliente não foi convertido.
Vendedores estimulados estimulam vendas
Se o cliente é parte mais importante da venda, não esqueça que seu vendedor também precisa ser incentivado. Treinamento, comunicação bidirecional, consulta, reuniões com objetivos bem definidos, compressão e definição de objetivos para o dia, o mês e o ano são importantes para que esse vendedor entenda seu papel e suas metas, sem cobranças constantes e pouco efetivas, quando não, desagradáveis.
Gestão clara e objetiva
É necessário medir desempenho individual e coletivo criando ferramentas controle eficiente que propiciam correções dos desvios das metas durante o período de realização das mesmas. O gestor deve dar liberdade de ação, mas não deve confundir isso com omissão em liderar sua equipe. Alguns desses métodos de controle são pipeline ou funil de vendas, previsões por período mapas de oportunidades, e controles de agenda e produtividade.
Resultados e retroalimentação das técnicas
Caso as metas foram atingidas é preciso pensar apenas a manutenção do processo. Do contrário faz-se necessário monitorar o acontecido durante o período de trabalho e durante o intervalo entre o novo processo de metas, corrigir o que estiver saindo do planejado. Um bom gestor não faz boas vendas, ele cria situações para que sua equipe possa realiza-las. Se ele participa do processo ativamente, é para apoiar sua equipe e não para fazer o trabalho dela.
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