Prepare sua loja para a moda evangélica: um mercado em ascensão que demanda certos cuidados

30 de setembro de 2016

A moda é um assunto sempre em moda. Perdão pelo trocadilho, mas ele se mantém como verdade. Do latim modus, que significaria maneiras e hábitos, a moda é uma forma de expressão da personalidade estilos de vida que se prolongam por vestuários, enfeites pessoais, estéticas corporais, cortes de cabelo e linguajares. Atualmente, uma moda se destaca dentro do mercado brasileiro: a moda evangélica. Em 2015, os produtos evangélicos movimentaram mais de 12 bilhões de reais. Ao pensar nisso, é necessário pesar como sua loja deve ser apresentada a este público para lucrar com ele.

Como investir e decorar cada objeto como uma vitrine de vidro, um expositor brincos, um balcão de vidro modulado, ou quaisquer outros. Sendo assim destaquemos uma moda em razoável ascensão, a moda evangélica.

Para entender como apresentar as roupas e vitrines de vidro é preciso entender o raciocínio norteador máximo desse grupo no que se refere a sua vestimenta: o cristão deveria ser reconhecido pelo guarda-roupa, uma marca bem comum a grupos que se destacam da sociedade seja por vontade própria ou por outros motivos.

Vitrine de Vidro

Aparecer e se reconhecer de maneira discreta

Contudo, atualmente isso tem tidos mudanças substanciais, fazendo com que isso seja visto de maneira bem mais relativa. Talvez um dos motivos seja que cada vez mais jovens advindos de outras religiões e estratos sociais têm adentrado nessas vertentes religiosas trazendo e renovando os conceitos de vestuário. No entanto ele ainda guarda algumas particularidades, que merecem ser levadas em conta.

Conhecido pelos lojistas também com a designação de “moda comportada”, cujo público-alvo são as pessoas que buscam elegância, sofisticação, estilo e conforto em um visual mais conservador e que tenha pouco apelo a exposição corporal mais evidente.

O setor feminino prefere certa discrição e comportamento mais regrado, porém fazendo uso de cores e estampas dentro das tendências da moda.  Os moldes podem ser diferentes e atuais desde que se evitem decotes mais ousados, transparências ou saias e vestidos curtos acima dos joelhos. Convém observar que algumas igrejas não aceitam o uso de calça. Logo saber quais são elas sempre ajudam no momento de se esteja compondo a vitrine e os balcões de vidro.  Saber vestir os manequins também é algo a ser pensado.

Influenciando além da religiosidade em si

Convém destacar que além de atrair evangélicos, este tipo de modo de vestir vem atraindo um público composto de mulheres não evangélicas que preferem utilizar roupas mais comportadas.

Os trajes costumam cobrir ombros e pernas e muitas mulheres que usam tamanhos grandes e que, independentemente de serem evangélicas não gostam de mostrar os braços, por exemplo, têm apelado aos modelos desse tipo de moda. Mulheres de diversas religiões ortodoxas também são potenciais consumidores.

Moda masculina discreta

Para o setor masculino a discrição é também uma qualidade a ser observada:  ternos, camisas sociais, sapatos sociais e gravatas são itens imprescindíveis. Existe preferência é por cores neutras como o branco, preto, marrom e cinza, que trazem mais seriedade. Sendo assim o uso de estampas e cores mais quentes pode até ser encontrado, mas não é uma tendência geral.  Já no quesito da moda casual, calças jeans, camisetas ou camisas polo e calçados como os sapatênis são bem-vindos e até encorajados.

Ao lojista atento e ao fornecedor precavido essas observações podem ser úteis e fundamentais na hora de apresentarem seus produtos, coisa que é sempre um dos princípios mais daqueles dedicados às vendas.