Por que usar balcões de vidro nas lojas?

19 de fevereiro de 2018

O processo de construção, decoração e organização de uma loja é feito por várias etapas, afinal de contas, há uma série de itens com os quais se preocupar. Porém, um item que as lojas dos mais diferenciados segmentos têm em comum é o balcão. Além de ser o móvel onde as transações financeiras serão realizadas, ele também pode ser utilizado como expositor.

Esse item de função dupla pode ser confeccionado em diferentes tamanhos, formatos e materiais, mas um dos mais recomendados por arquitetos e designers de interiores é o balcão de vidro. Descubra quais são as vantagens desse tipo de balcão:

Por que usar balcões de vidro nas lojas?

Multiuso

Como o vidro possui uma aparência discreta, ele garante que os protagonistas da loja serão os produtos, o que é ótimo para organizar a mente do consumidor. Além disso, os balcões de vidro apresentam uma característica mais neutra, que permite que possam ser combinados com outros materiais.

É o caso da madeira, por exemplo, que, junto com o vidro, ajuda a compor balcões mais elegantes e sofisticados. O balcão de vidro e metal, em contrapartida, produz uma sensação de modernidade e simplicidade. Vai da mente do lojista identificar qual estilo é mais adequado para sua loja, com base naquilo que comercializa.

Leve e discreto

Visualmente falando, o vidro é um material leve, que evita que as lojas fiquem com um aspecto “sobrecarregado” ou “cheio”.

Quando bem posicionado, o balcão de vidro produz a sensação de que as lojas são maiores. Além disso, ele evita a poluição visual provocada pelos próprios produtos, dependendo do segmento. Transparente, ele dirige a atenção do consumidor aos produtos, evitando distrações.

Fácil manutenção

O vidro é um material de fácil limpeza, pois não acumula muita sujeira. Água, sabão e um pano bastam para remover a sujeira. Se preferir, é possível utilizar os limpa-vidros, mas qualquer produto utilizado deve ser removido completamente a fim de evitar manchas. Álcool, desinfetante e palha de aço são materiais considerados agressivos e que, portanto, não devem ser utilizados sobre a superfície do vidro.

Apesar da facilidade de manutenção, qualquer sujeirinha que se deposite sobre o vidro é facilmente visível. Por isso, esteja sempre atento.

Vida longa

O balcão de vidro é também muito prático, pois tende a ser bem mais resistente com o passar do tempo do que os balcões confeccionados com outros materiais. O balcão de madeira, por exemplo, pode riscar com facilidade e exigir manutenções mais complexas, como raspagem, envernizamento, pintura, entre outros. Aposte no balcão de vidro e bastará mantê-lo limpo para que dure por muitos anos.

Localização estratégica

Como citado anteriormente, a discrição do vidro deixa o foco total sobre os produtos em exposição. Uma dica interessante para o bom desempenho dos negócios é saber que tipo de produto pode ser posicionado nos balcões e como organizá-los. Como os balcões são projetados para a hora de pagar, vale a pena incluir em seus mostruários os produtos de menor tamanho, como os acessórios, que estimulam aquela venda por impulso, antes do pagamento.