Organizando a loja para vender mais no Natal
18 de dezembro de 2017
É chegada a mais importante época para o comércio, praticamente no mundo inteiro. O Natal representa um período de maior emotividade e apego às pessoas que amamos, e encontrar o presente perfeito é uma maneira de demonstrar afeto. Aproveitando a ocasião, é também o momento que os lojistas têm para promover mais vendas, por meio de promoções especiais para as festividades que encerram o ano.
Boa parte desse convencimento do público vem da própria decoração e da organização das lojas. Por isso, confira algumas dicas para tornar seu ponto de venda mais atraente para as compras de Natal:
Decoração e vitrinismo
A vitrine funciona como um importante anúncio para as pessoas que circularem pelos arredores. Por isso, aproveite o espaço para usar uma decoração temática e expor os itens mais vendidos e os lançamentos especiais para o fim de ano. Além da vitrine, é interessante apostar na decoração natalina por toda a loja, com luzes e enfeites típicos. É preciso tomar cuidado, no entanto, para não exagerar e poluir visualmente o local. Não é porque é Natal que as lojas devem perder sua identidade própria.
Cuidados com a circulação de pessoas
Decorar a loja costuma ser algo bastante divertido, mas não podemos nos empolgar demais. É preciso priorizar o bem-estar das pessoas que estiverem no local, sem comprometer a sua mobilidade. Por isso, enfeites, árvores de natal e produtos em exposição devem estar visíveis, mas sem bloquear as passagens das pessoas ou fazer com que esbarrem umas nas outras. Especialmente levando em consideração que as lojas tendem a receber muito mais gente nessa época, é preciso evitar o desconforto, caso contrário, as pessoas podem partir para a loja concorrente. Uma dica é organizar filas e evitar aglomerações no balcão para loja.
Iluminação e sons
Segundo pesquisas de marketing, as sensações, como a luz e o som, exercem importante influência sobre quem visita uma loja. Luzes muito fracas ou muito cansativas, bem com música muito alta tendem a afastar os consumidores. Aposte numa luz equilibrada, destacando os principais produtos, sem causar ofuscamento. Quanto à música, se desejar, pode incluir uma música ambiente, desde que num volume que não incomode quem está na loja ou nos arredores. Nesse caso, vale dar uma pesquisada sobre as preferências musicais do público-alvo.
Promoções especiais
Assim como na Black Friday, o Natal também é o momento de investir em promoções especiais. Vale-presentes, cupons com descontos para futuras compras e brindes são algumas opções não só para atrair clientes, como também para estimulá-los a voltar a comprar na loja.
Com organização, praticidade, limpeza, decoração e iluminação, sua loja tem tudo para bombar neste fim de ano. Destaque seus produtos, crie promoções atraentes, treine seus funcionários (afinal de contas, o movimento ficará mais intenso) e aproveite a ocasião para alavancar suas vendas!