Mercado de doces e suas dinâmicas

21 de dezembro de 2016

O mercado de doces tem gosto amargo, para quem não sabe compreendê-lo como algo bem sério. A busca de mobiliário comercial condizente como baleiros e outros tipos de balcões de vidro, a compreensão das dinâmicas do mercado envolvido e suas repercussões e um plano de venda que domine o mercado em vez de se submeter a ele são evidências de certo amadorismo que pode ser fatal para o empreendedor iniciante.

Algumas observações perspicazes como; investir em novos segmentos, estabelecer estratégias de marketing harmônicas com a produção e a distribuição dos produtos e analisar as demandas reais dos clientes, são alguns caminhos prováveis para se destacar nesse setor. Um dessas demandas foi a do “Doce da Temporada”, onde os clássicos foram revisitados e se volveram como tendência lucrativa. Foi assim com as paletas mexicanas, cupcakes, os gelattos, os brigadeiros gourmets, dentre muitos outros que estão por vir, tudo isso, claro, exposto nos balcões de vidro, prateleiras e vitrines adequadas.

Balcão de Vidro para Lanchonete Agilidade para Fast-Food

Expansão fragmentada e especializada

Outrora esse mercado era essencialmente composto por empresas que faziam de tudo, mas a especialização tem se tornado uma tônica nesse ramo. De tal modo que o negócio de doces tem conquistado e mantido espaço e condições estáveis para seu progresso, comercializando exclusivamente o seu produto título, mas garantindo uma ampla diversificação de sabores. Assim sendo, as empresas têm se mantido atualizadas no mercado, ainda que estejam vendendo somente um tipo de alimento.

Diversificação e expansão para além do ambiente cotidiano

O segmento dedicado para eventos como casamentos, festas e eventos corporativos cresceu exponencialmente nos últimos anos. Tal expansão criou um público mais exigente e as inovações apareceram para satisfazer as novas demandas. Isso redundou em uma nova expansão que abriu mercado para microempreendedores, fomentando as economias locais.

Meios de comunicação modernos e novos tipos de usuários

Com a ascensão e difusão da internet, principalmente mobile, o e-commerce cresceu vertiginosamente, inclusive para o mercado de doces e, somando isso a disponibilidade da internet banda larga, e aos novos hábitos da geração Z, a venda online obteve um patamar inédito.

Mas nada disso garante o sucesso per si

Conhecimento do público e ações afirmativas call-to-action são fundamentais.

Reconhecer seu público alvo, perceber o que ele necessita, além de refletir e analisar as novas demandas é uma rotina que deve se repetir sempre. Os que conseguem identificar os rumos do setor entendem a crise como oportunidade, de fato. As classes emergentes, apesar de abaladas pela crise, ainda demonstram ter certo folego de compra e procuram praticidade na hora de se alimentarem ou de adquirirem alimentos para suas comemorações.

A entrega e prestação de serviços propiciam situações para novas conversões

Alguns desses eventos são tradicionais do setor como festas de casamento, batizados, aniversários, mas os eventos corporativos têm aparecido como outra grande fonte de lucros e de networking para novos serviços para particulares e empresas.

Marketing amplia o que já existe, portanto se afirme como confiável

Demanda aproveitar essas oportunidades de maneira ativa, buscando contatos, distribuindo cartões, pedindo e propondo descontos em troca de indicações que garantem a expansão do negócio assim como passivas: qualidade e boa apresentação, aliado a pontualidade e precisão podem chamar mais atenção do que se imagina.

Como qualquer negócio a afinidade pessoal com o trabalho em si é um quesito bastante favorável para o sucesso, porém um planejamento financeiro que leva em conta previsões de faturamento, calcula de investimento, rentabilidade e outros pré-requisitos para uma boa saúde contábil também receber atenção especial.