Leve a alegria do carnaval para a vitrine da loja

6 de fevereiro de 2018

As festas populares são sempre excelentes oportunidades para que as empresas alavanquem as vendas. Aproveitando que muita gente está de folga, o carnaval é um grande momento para aquecer o comércio, especialmente porque se trata de festa mais popular do país. Por conta disso, uma vitrine temática bem elaborada, explorando essa festa tão especial, pode fazer a diferença.

Não pense, porém, que, pelo fato de ser carnaval, vale tudo na hora de compor as vitrines de vidro. É preciso planejar com cuidado para que os produtos obtenham o destaque necessário. Confira algumas dicas a seguir:

Inspire-se

Se você já montou uma vitrine com temática de carnaval antes, você pode reeditar ideias que deram certo no passado (com uma boa repaginada, é claro). Se for sua primeira vez, busque inspiração em outras lojas, na internet e até mesmo fora do meio. As áreas de fotografia, artes plásticas e decoração são sempre fontes muito ricas de insights para a composição de sua vitrine.

Leve a alegria do carnaval para a vitrine da loja

Defina uma temática

Dentro do assunto “Carnaval”, é possível escolher um dos vários subtemas existentes, como arlequim, samba, frevo, confetes, serpentinas etc. Essa escolha ajuda a orientar o projeto e evita que a linha decorativa fique muito “vaga”. Ao definir o tema, pense também nas cores a serem mais exploradas e nos materiais a serem empregados: confetes, fantasias, planos de fundo, penas, máscaras, adesivos, luzes especiais, entre outros. Além disso, verifique se é possível reaproveitar materiais de sua loja, pois isso ajuda a promover economia e é também uma alternativa sustentável.

Hierarquia

Tenha sempre em mente que a decoração carnavalesca por si só já é algo muito chamativo, o que pode “dominar” a composição. Não permita que isso ocorra, pois, em qualquer época do ano, o protagonista da vitrine é o produto, nunca o elemento decorativo. No Carnaval, não é diferente.

Utilize os elementos decorativos com moderação e dê destaque aos produtos exibidos, do mais importante ao menos importante, numa clara hierarquia.

Manequins

Os próprios manequins podem estar decorados com temas de carnaval, como máscaras, perucas, chapéus e fantasias. Contudo, lembre-se do item anterior: mantenha o protagonismo dos produtos que estão à venda.

Faça testes

Antes de expor a vitrine definitiva ao público, faça testes e analise os materiais, cores, elementos e posicionamentos que causam maior impacto visual. Às vezes, aquilo que planejamos em mente ou no papel não fica do jeito que desejamos quando visualizamos a composição na prática.

Seguindo as dicas acima, você conseguirá montar uma vitrine alegre, mas mantendo o equilíbrio, o bom-senso estético e a objetividade. Bom carnaval!