Expositor acrílico: a beleza plástica estática

29 de junho de 2016

O acrílico é um material fascinante. Igualmente como todos os plásticos. A palavra do grego quer dizer algo como “flexível”, embora para nossos tempos tenha ficado uma ideia de algo que não tem variação. Em nosso mundo é difícil conciliar os dois conceitos.

Outra coisa que é fascinante é que ele é variável é feito justamente por estar aliado a outro conceito aparentemente rígido: o uso da forma geométrica que por excelência explica muito de nossa sociedade: o retângulo.

expositor-acrilico

Para medir céus e terra

A genealogia da Geometria (do grego medir a terra) coincidiu com as necessidades do dia-a-dia. Dividir terras fecundas às margens dos rios, construir casas, observar e prever os movimentos dos astros é uma das muitas atividades humanas que sempre dependeram de operações geométricas. Diante da necessidade do homem de calcular medidas com base em ângulos surgiu A trigonometria. Ela surgiu em 300 A.C e se constituiu numa ferramenta muito importante para a evolução da Matemática no que diz respeito ao cálculo de medidas.

Essa forma geométrica evoluiu na medida em que o homem desvendava novas áreas de conhecimento e desfraldava métodos trigonométricos para obter resultados lógicos e concretos. A concretude do espaço, o mensurar da realidade são métodos fixos que servem para variadas soluções. A fluidez do mundo pode ser contida pela solidez dos métodos lógicos materializados.

Assim placas de acrílico para a criação de um expositor formam a união de dois conceitos maravilhosos e complementares, se não forem a continuação um do outro. Como o são as duas ciências que lidam com essas tecnologias: física e química.

Movimento e fluidez unidos pela lógica

A partir da observação dos fenômenos naturais foi criada a Física: nasceu da necessidade do homem de conhecer melhor o mundo natural e as forças da natureza, como a ciência das propriedades da matéria. Inventada no século V a.C. por Leucipo, de Mileto, e seu aluno Demócrito, de Abdera. Eles fundaram a elementar teoria da física: a teoria atômica da Grécia,

As formulações físicas surgiram a partir de observações que foram transformadas em conceitos e em linguagem lógico-matemática. Esses procedimentos apontavam as primeiras conjecturas sobre os componentes ativos da matéria. Para os filósofos, o universo era formado de átomos e vácuo, presença e vazio, o tudo e o nada.

Já no desenvolvimento da química como ciência, foi crucial a racionalização dos conhecimentos baseado na experiência, procurando criar métodos lógicos-matemático simplificadores, que podem ser utilizadas de maneira prática. Por meio disso a medição de massas assume um caráter fundamental na história da química,

Sendo assim a união desses dois conceitos, a física e química, as placas que criam o retângulo, as fórmulas que criaram os polímeros se juntam por meio da necessidade de estocagem e organização de materiais.

Uma moderna tradição

Nada mais moderno e nada mais tradicional, a união de conhecimentos acumulados para as necessidades sempre presentes e sempre fluídas em nossas vivências vem a se coadunar com a demanda de exposição, de apresentação e da demonstração de que os belos objetos também são valorizados por uma exposição que combina racionalidade e funcionalidade.

Como sempre percebemos que a Artcom demonstra que ter consciência de sua missão de mundo, de sua participação na realidade de seus clientes. O expositor de acrílico demostrado em nossos catálogos demostra o esforço sempre presente na civilização em conjugar o que é necessário com o que é belo. Como uma medida de retângulo áureo.

Como uma áurea exposição em transparente expositor de acrílico.

Saiba mais no site da Artcom