O ponto de venda é o local em que o cliente “mergulha” no universo da empresa. É uma experiência física, não simplesmente um contato via telefone ou uma olhadinha no site. Trata-se de um momento especial e decisivo no processo de decisão de compra. A loja deve deixar o cliente confortável, além de possuir um aspecto estético atraente. Entretanto, algumas empresas pecam nesse quesito. Confira, a seguir, alguns comportamentos a serem evitados:
Ignorar a importância das vitrines
As vitrines são o chamariz da loja, uma espécie de “cartão de visitas”. Muitas das primeiras impressões acerca de uma loja são estabelecidas por meio dela. Assim, selecione produtos mais importantes, elabore um conceito criativo e organize sua vitrine como um convite a quem passar por ela.
Cor e luz inapropriadas
É preciso que as características visuais da loja sejam confortáveis ao olhar de quem nela entrar. Assim, controle a iluminação, evitando que fique muito escura a ponto de comprometer a visibilidade dos produtos, mas também não deve ficar excessivamente clara, o que pode cansar e irritar a vista. A decoração da loja deve ser colorida, mas discreta. Chame atenção respeitando a identidade visual da loja. Não faça um “carnaval de cores”. Além da visão, outros sentidos também requerem cuidados: mantenha a temperatura agradável e controle o volume e o estilo da música local (se houver). Algumas lojas investem até mesmo em perfumes específicos, mas, caso deseje usar esse recurso, seja discreto.
Desorganização
Não existe coisa mais desagradável do que entrar em uma loja e se deparar com cabides e araras de roupas espalhados pelo corredor, atendentes indisponíveis, sujeira pelos corredores e uma dificuldade enorme em encontrar aquilo que você deseja. Parece óbvio, mas é bom reforçar: mantenha a loja limpa e procure manter os produtos divididos por setores bem sinalizados. É interessante que os consumidores consigam encontrar o que procuram sem auxílio de atendentes. Porém, se for necessário, certifique-se de que eles estarão lá.
Atendimento ineficaz
Uma equipe de bons atendentes é um dos principais aspectos das lojas. É preciso que sejam pacientes, solícitos e simpáticos com quem visitar o ponto de venda. Atendentes devem ser treinados com certa frequência e precisam estar a par de todas as informações pertinentes aos produtos/serviços comercializados (características, preços, benefícios, disponibilidade em estoque). Evite informações desencontradas: o que o vendedor A disser deve estar de acordo com o vendedor B, com o site, com o panfleto, com o anúncio na vitrine. Tudo deve estar em coerência.
Não renovar os aspectos gerais da loja
Uma vez fidelizado o cliente, ele tende a retornar várias vezes ao ponto de venda. Será bastante inapropriado se toda vez que ele visitar a loja, o ambiente estiver sempre do mesmo jeito. Decoração, produtos e vitrine devem ser renovados constantemente, caso contrário, deixam uma impressão de descuido.
Não administrar bem estoques
Para evitar prejuízos e acúmulo ou falta de produtos, é preciso manter sempre atualizados os dados acerca da disponibilidade e das vendas de cada item. É necessário controlar essa quantidade e identificar quais são os produtos que vendem mais, cujas compras devem ser mais frequentes, e aqueles que vendem menos, cujas compras devem ser reduzidas para que não se acumulem. Se isso ocorrer, promova saldos e descontos.
As técnicas de marketing, merchandising e atendimento citadas acima fazem muita diferença e podem se tornar diferenciais competitivos sobre a concorrência. Pense em sua loja com carinho.
Receba ofertas recomendadas e preços exclusivos!
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “OK”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações Cookies" para fornecer um consentimento controlado.
Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega pelo site. Destes, os cookies categorizados conforme necessário são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados no seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de desativar esses cookies. Mas a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Os cookies de desempenho são usados para compreender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a fornecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas do número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, de forma anônima.