Gôndolas de madeira e a diferença entre mostrar e oferecer na exposição de produtos
7 de junho de 2016
Em qualquer tipo de negócio que lide com o comércio de um ou mais produtos, a qualidade da exposição dos mesmos é um diferencial fundamental para que o mesmo seja adquirido pelo consumidor. Não importa quantas vantagens ele tenha em relação à concorrência, o quanto o preço seja mais atrativo ou mesmo qualquer outro denominador nesse processo, antes de tudo, o produto precisa ser visto. Mais do que isso, ele precisa provocar o desejo correto no cliente para que este o coloque em seu carrinho e o leve para casa. E nada melhor do que gôndolas de madeira para alcançar esse objetivo.
Gôndola de Painel de Madeira – Sob Medida – Desenvolvida pela Artcom Vidros
Por isso, trata-se de um processo muito mais complexo do que simplesmente permitir a visualização do mesmo no estabelecimento por parte do consumidor; é preciso que o mesmo esteja exposto de forma a deixar claras todas as vantagens que possui e que o mesmo está devidamente disponível para ser comprado. Pode parecer um conceito abstrato ou até mesmo simplista, mas a lição que podemos tirar disso é que mostrar um produto é diferente de oferece-lo.
Similares, mas quase opostos
A diferença se torna mais evidente quando pensamos na forma na qual os produtos são expostos. Quem gostaria de levar para casa um item que estava em desordem em sua prateleira, junto a tantos semelhantes e até mesmo a outros produtos? Compare essa situação com uma exposição organizada, aproveitando as características naturais das embalagens para chamar a atenção para aquela seção específica e evidenciar as características estéticas e próprias do produto. Certamente o leitor já presenciou as suas situações em algum estabelecimento e sabe muito bem o efeito de cada uma na decisão da compra.
Uma forma para evitar que esse tipo de desordem e “desvalorização” do produto é saber escolher o tipo de expositor ideal para cada um. Por exemplo, temos as gôndolas de madeira, que possuem um sistema de canaletas nos quais ganchos são inseridos e então nestes últimos são colocados os produtos. Sem qualquer tipo de perda em termos de usabilidade, manipulação ou acesso aos itens, as gôndolas permitem que a disposição inicial dos itens seja mantida ao passar do dia, com os locais determinados dos produtos sendo na maioria das vezes respeitados pelo consumidor quando volta com o mesmo para a prateleira.
Isso se dá pelo fato de que não existem espaços vazios nos quais os itens possam ser reposicionados por engano, dado o fato de que os ganchos são retiráveis. Com isso, a ideia de exposição dos funcionários responsáveis é respeitada ao mesmo tempo em que a evidência ideal dos produtos é mantida.
A diferença fundamental
Utilizando-se ou não das gôndolas de madeira, é preciso que o lojista tenha clara a ideia da diferenciação entre a simples exposição dos produtos e a demonstração dos mesmos, essa é a verdadeira forma de alavancar a visibilidade dos mesmos em busca da venda. Escolher o tipo de estrutura correta para cada produto é apenas um dos passos, um bom planejamento a respeito desse processo e uma preocupação com o treinamento dos funcionários também fazem parte do quadro geral, geralmente recompensador para o desempenho do estabelecimento.
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