Diz o ditado que a primeira impressão é a que fica. Isso reforça a importância das lojas ao investirem numa boa organização e decoração de seu espaço, por meio de vitrines, gôndolas, expositores, araras de roupas, entre outros. Ao perceber um ambiente bonito e agradável, as chances de as pessoas entrarem na loja aumentam consideravelmente. Diante da importância desse aspecto visual, lojistas têm investido cada vez mais em organização e decoração, surgindo, inclusive, um profissional cada vez mais requisitado: o vitrinista.
O vitrinista é responsável por desenvolver estratégias que permitem uma melhor visualização dos produtos na vitrine. Além disso, ele transforma a própria vitrine num objeto artístico, que agrada ao olhar de quem a vê. Trata-se de um profissional atento à moda e com noções boas de composição visual e decoração de ambientes. Como nem sempre é possível contratar um vitrinista, organizar vitrines pode ser bastante trabalhoso, mas pode ficar mais fácil se você seguir nossas dicas:
Selecione produtos
Às vezes, têm-se a noção de que é mais vantajoso sair colocando todos os produtos possíveis na vitrine. Essa estratégia não é apropriada, já que o propósito da vitrine é causar apenas um impacto inicial para atrair o cliente. Posteriormente, ele pode procurar por outros modelos de produtos. Assim sendo, é necessário elencar determinados produtos que você julgue prioritários. Outro aspecto importante é organizar a disposição dos produtos na vitrine, sendo que deve haver uma hierarquia: há produtos principais e outros coadjuvantes que devem fazer uma espécie de plano de fundo. Todos os outros elementos da vitrine, cores, temas e formas devem ser decididos a partir desse produto principal. A presença dessa hierarquia evita a poluição visual e facilita a visualização dos produtos pelos clientes.
Deixe espaços em branco
Não, eles não são chatos e monótonos. Pelo contrário, são fundamentais para que haja harmonia na composição da vitrine. Sem falar que a vista precisa de “descansos” para que o cérebro não seja bombardeado de informação, o que pode ser desagradável e afastar clientes. Sem espaços vazios, não há destaque para os produtos em exposição.
Elabore conceitos
É importante que haja uma temática que norteie a composição visual. Esse tema deve ajudar a selecionar os produtos, cores e luzes que farão parte da vitrine e evitar que haja uma “mistura” desorganizada de produtos com características diferentes. Numa temática de inverno, por exemplo, espera-se que haja blusas, luvas e cachecóis, mas não uma camiseta regata.
Mantenha-a limpa, iluminada e organizada
Vitrines sujas, com lâmpadas queimadas e objetos caídos ou amontoados entre si dão a impressão de descaso, desorganização, tristeza e abandono, ou seja, tudo aquilo que você não deve transmitir aos seus clientes. Mantenha-as sempre limpas, claras e organizadas, afinal de contas, são o cartão de visita da loja.
Encare as vitrines como canais de comunicação
Não tenha medo de investir nas vitrines. Elas são importantes mídias e ferramentas de marketing, tanto quanto a televisão, o rádio, jornais e revistas, sendo bem mais baratas. Uma vantagem interessante é o fato de elas serem mais facilmente mensuráveis, uma vez que os clientes já estão ali, no próprio ponto de venda, o que facilita a percepção sobre a vitrine estar dando retorno ou não.
Atualize-se
Como visto, vale a pena investir nas vitrines. Assim, procure renovar seu conteúdo de tempos em tempos, modificando temas, como as estações do ano ou datas comemorativas, por exemplo. Evite a repetição de elementos e esteja sempre atento às tendências do mercado. Faça um planejamento de vitrines periódicas e encare-as como obras de arte capazes de atrair cada vez mais clientes.
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