O sucesso das vendas de um artigo está diretamente ligado ao seu posicionamento no ponto de venda. Sair posicionando produtos pela loja sem nenhum critério não é a melhor estratégia. É preciso pensar nos caminhos e olhares do cliente para identificar quais pontos são mais vantajosos para a exposição. Analisando os produtos, também é possível estabelecer quais são os melhores instrumentos para sua exibição, como gôndolas, vitrines, balcões ou uma arara de roupas, por exemplo.
A seguir, seguem algumas dicas para o posicionamento de produtos em gôndolas e prateleiras.
Áreas nobres
As prateleiras possuem algumas chamadas “áreas nobres”, que são pontos que naturalmente atraem mais o olhar do consumidor ou que são os primeiros locais que ele observa. Essas áreas são a parte central e superior das prateleiras. Portanto, separe esses setores para posicionar os produtos de maior procura, maior quantidade de vendas e mais lucrativos. Para tomar esse tipo de decisão, é fundamental que você conheça quais são os seus “carros-chefes”.
Maior giro
Os produtos de maior giro, isto é, aqueles que sempre são bastante vendidos, mesmo que possuam menor margem de lucro, podem ocupar setores não tão nobres. Isso porque você sabe que o consumidor sempre vai procurar por estes itens, onde quer que estejam. Portanto, uma dica é posicioná-los nas prateleiras inferiores ou nos cantos, pois isso não afetará suas vendas.
Produtos para crianças
Muitos adultos levam crianças a lojas e é sabido que, apesar da pouca idade, elas também podem ser ávidos consumidores e influenciadores de compras. Assim, é fundamental que os produtos a elas destinados, como roupas, brinquedos, doces e salgadinhos, estejam a uma altura apropriada a seus campos de visão e em locais que elas possam alcançar.
Gôndolas da direita
Em qualquer ponto de venda, o fluxo natural de movimento dos clientes ocorre da direita para a esquerda. Levando esse movimento em consideração, é natural que os olhares sejam atraídos principalmente para os produtos posicionados do lado direito dos expositores. Portanto, coloque nesses locais os produtos de maior giro e com maiores chances de vendas.
Pontas de gôndolas
As pontas de gôndolas são as extremidades das prateleiras e também são consideradas áreas nobres, pois ficam visíveis mesmo aos clientes que não entraram naquele corredor específico. Geralmente, as pontas de gôndolas são reservadas a, no máximo, duas categorias de produtos, em geral da mesma marca e de usos complementares (por exemplo: pó de café e filtro de café). Uma dica bacana para as pontas de gôndola mais próximas dos caixas, é posicionar produtos que possam gerar vendas por impulso.
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