Dicas de exposição para joias e bijuterias
17 de outubro de 2017
O comércio de joias, semijoias e bijuterias tem apresentado crescimento constante nos últimos anos, e a tendência é que esse setor continue progredindo. Esse tipo de acessório é utilizado desde as primeiras civilizações e, até hoje, as pessoas gostam de utilizar adornos. Possuir um estabelecimento destinado à venda destes itens pode ser um negócio bastante rentável, porém, alguns cuidados no ponto de venda precisam ser tomados.
Localização
Shoppings, centros comerciais ou mesmo ruas de bairros são possíveis pontos de instalação de lojas de joias. Para realizar essa escolha, é fundamental verificar a existência de um público em potencial na região, levando em consideração a proximidade e o poder aquisitivo. Como estes itens são de alto valor, segurança nos arredores é essencial.
Vitrine
Tanto quanto as lojas de roupas, as joalherias precisam de vitrines atraentes. Boa parte das decisões dos consumidores de entrarem nas lojas deriva de uma vitrine atraente e criativa. A dica é selecionar as melhores peças, ou os lançamentos da temporada, e colocá-los em exposição. Os cuidados com vitrinismo são fundamentais, por isso, mantenha as vitrines sempre limpas e atualize as peças em exposição de tempos em tempos. Evite colocar produtos em excesso, pois as joias já chamam a atenção por sua natureza, e exageros cansam a vista de quem passa.
Expositores
Ao expor as joias, leve em consideração o fato de que há uma série de objetos que podem desempenhar essa função. Nos mesmos moldes das vitrines, um bom balcão de vidro é bastante eficiente para que as pessoas visualizem aquilo que desejam. Além dos balcões e das vitrines, há expositores específicos para anéis e pulseiras, além de caixinhas transparentes de joias, bandejas e stands personalizados em acrílico e bustos expositores de colares. Lembre-se que, embora haja expositores cada vez mais bonitos e sofisticados, eles nunca devem aparecer mais do que o item em exposição.
Decoração e Iluminação
Na hora de escolher os elementos decorativos, tenha sempre em mente que as joias são objetos que reluzem por natureza e são elas as protagonistas da loja. Por conta disso, a decoração deve ser projetada com a discrição e a sofisticação que esse setor exige. Além disso, tão importante quanto a decoração é a iluminação do ambiente. A correta escolha das luminárias, assim como seu adequado posicionamento, são fatores decisivos para destacar os itens à venda. A loja, como um todo, se beneficia de um projeto luminotécnico eficiente e se torna mais atraente ao olhar do público.
Profissionais qualificados
Assim como a qualidade dos produtos, a qualidade do serviço também deve ser levada em conta. Um bom atendimento, atencioso e prestativo, faz toda a diferença e influencia consideravelmente nas decisões de compra. Por isso, é essencial contar com uma equipe qualificada e bem treinada, com habilidades para orientar o consumidor de forma educada e gentil. Além disso, os vendedores devem estar bem informados quanto às joias comercializadas, de modo que possam tirar dúvidas e dar sugestões aos clientes, conforme seus gostos e preferências.