Muitos consumidores têm acessado a internet cada vez mais para pesquisar produtos, comparar preços e obter dicas. Entretanto, mesmo com o crescimento do universo digital, as lojas físicas continuam sendo uma experiência valiosa que permite que o consumidor visualize os produtos mais de perto e se torne mais próximo das marcas.
Quando bem gerenciado, o ponto de venda se torna uma ferramenta importante para atrair clientes e gerar mais vendas. Essa otimização do PDV inclui estudar as melhores estratégias de exposição de produtos. Veja como fazer isso nas dicas a seguir:
Conheça seu público
Antes de definir em quais locais você posicionará cada produto, é preciso conhecer que tipo de clientes entra em sua loja. A partir deles, é possível identificar quais produtos, cores, estilos, tamanhos mais lhe agradam, de modo que os itens com tais características devem estar em evidência. O mesmo vale para novidades e lançamentos, cuja divulgação merece destaque.
Outra estratégia interessante é o cross-merchandising, que nada mais é do que o posicionamento de produtos que tenham relação direta de consumo próximos uns dos outros. Por exemplo, colocar o queijo ralado ao lado do molho de tomate pode gerar compras por impulso. O mesmo pode ocorrer com joias próximas aos caixas em lojas de roupas.
Analise o espaço
É preciso observar o espaço disponível no ponto de venda antes de estabelecer as estratégias de exposição de produtos. Alguns fatores devem ser levados em consideração, como tamanho dos expositores, fluxo de circulação, horários de maior movimento, entre outros. Não se pode permitir que a exposição dos itens da loja prejudique a movimentação dos clientes ou deixe o ambiente visualmente poluído. Use os produtos como elementos complementares de decoração, mas sem exageros. Não se esqueça de manter a loja sempre limpa e organizada.
Escolha formatos
Conhecendo o seu público e o espaço que você tem disponível, fica mais fácil de escolher os formatos de expositores para sua loja. Gôndolas, vitrines, balcões, prateleiras, displays, cabides, araras para roupas, baleiros e painéis são algumas das opções disponíveis no mercado. Leve em consideração o tipo de produto que você vende, lembrando que ele deve estar em destaque, nunca o expositor em si. Também considere o público: crianças, por exemplo, precisam de expositores que estejam a uma altura mais baixa do que os destinados a adultos.
Complemente sua comunicação visual
A utilização dos expositores pode ser complementada com cartazes e banners divulgando a loja e a marca dos produtos. É interessante explorar imagens com os produtos em uso ou com dicas e informações complementares. Algumas lojas utilizam manequins e distribuem cupons, flyers e folders como reforço de sua comunicação visual. Não se esqueça de investir em vitrines e em uma fachada poderosa, que atraia a atenção dos transeuntes. Na hora de elaborar as peças gráficas e elementos de decoração, lembre-se de respeitar a identidade visual da loja e evite a poluição visual. Algumas lojas apostam também em aromatizadores e em música ambiente.
Divulgação
Depois de pensar estrategicamente e implementar uma exposição criativa de seus produtos, não se esqueça de investir na comunicação e divulgação de sua loja. É sempre valioso unir o online e offline, portanto, otimize seu site, crie um blog com dicas e conteúdos interessantes, interaja com o público nas redes sociais e lembre-se de conectar todos esses canais.
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