A maior parte das decisões de compra é tomada dentro do ponto de venda. Esses locais são, portanto, decisivos e podem fazer a diferença na hora de alavancar um negócio. O merchandising tem como objetivo o planejamento e a operacionalização de atividades em PDVs para otimizar a apresentação dos produtos e estimular no público o desejo de obtê-los.
Além do design, da arquitetura e da decoração das lojas, é preciso que a exposição dos produtos seja organizada e funcional. Analisando a estrutura de seu ponto de venda, você deve optar pelos meios de exposição mais eficazes dentre as opções que o mercado oferece, como balcões, arara de roupas, gôndolas, vitrines e expositores menores. Veja, a seguir, algumas recomendações ao usar expositores de produtos:
Discrição
Expositores com decoração própria, detalhes e acessórios podem encher os olhos de quem observa, mas devem ser usados com moderação. A regra número 1 da exposição de produtos é que o expositor nunca deve adquirir maior destaque do que o produto. Eles devem agregar valor aos produtos, mas jamais podem atrair mais atenção do que aquilo que você quer expor. Faça uma apresentação limpa.
Coerência
Os produtos que você comercializa dirão naturalmente quais são os expositores mais indicados, conforme tamanhos e formatos. Se há muitos detalhes, por exemplo, é preferível um item transparente e menor, do qual o cliente possa se aproximar.
Além disso, o estilo do produto deve ser respeitado. Se você comercializa produtos eletrônicos modernos, de alta tecnologia, não faz sentido expô-los em uma gôndola de madeira rústica.
Ousadia
É preciso dar destaque aos produtos e há alguns recursos interessantes que podem ser utilizados, como os expositores luminosos, imagens, cores vivas e contraste. Só não exagere – quem deve brilhar mais é sempre o produto. Os expositores também devem estar adequados dentro da decoração adotada para o ponto de venda. Eles são peças que fazem parte da loja e, portanto, também devem dialogar com o posicionamento e a filosofia da empresa (missão, visão e valores). Procure organizar os produtos em categorias que facilitem a movimentação dos clientes.
Personalização
É possível personalizar os expositores, para que exibam a marca e a identidade visual de sua loja. É uma estratégia interessante para atrair a atenção dos consumidores. Além dos aspectos estéticos, lembre-se de que os expositores precisam ser práticos e funcionais para acomodar os produtos. Alguns cuidados básicos de manutenção devem ser tomados, como substituir peças quebradas e manter cada expositor, balcão e gôndola limpos. São pequenos detalhes que melhoram ou pioram a imagem que o público tem de seu ponto de venda. Seja detalhista.
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