Como preparar uma vitrine incrível para o Natal?

4 de dezembro de 2017

As vitrines de vidro são importantes meios de comunicação para as lojas de basicamente qualquer tipo de segmento. Boa parte delas aproveita as datas comemorativas, como Páscoa, dia dos pais e dia das mães como temática para elaborar a decoração. O Natal, por exemplo, é a mais importante data para o comércio, já que consumidores brasileiros de todas as classes sociais presenteiam aqueles que amam nesta data.

Por este motivo, as semanas que antecedem a comemoração são o momento de pensar nessa vitrine tão especial. Confira algumas dicas:

Conceito

Toda vitrine precisa de um conceito, isto é, de uma “história” que sirva como base para a sua organização. O Natal é uma época em que as pessoas estão naturalmente mais solidárias, apegadas à família e aos amigos, de modo que esse apelo emocional deve ser usado a favor da loja.

No entanto, explorar a temática natalina também tem seus riscos. São muitos os símbolos do Natal, e é preciso selecionar apenas alguns para fazer parte da decoração. Na ânsia de sair colocando árvores de natal, sininhos e renas, o layout pode ficar poluído. Além disso, em qualquer vitrine, não se pode esquecer que os produtos da loja são os protagonistas, e não a decoração.

Como preparar uma vitrine incrível para o Natal?

Adequação ao produto

A decoração deve complementar e estar adequada ao tipo de produto que a loja vende. Se a loja vende roupas, por exemplo, um manequim de Papai Noel pode ser interessante. Há diversos itens natalinos que podem se fazer presentes, como estrelas, pinheiros e guirlandas, desde que usados com moderação. Além disso, tenha sempre o público-alvo em mente, pois uma decoração natalina para crianças não é a mesma voltada para adultos, por exemplo.

Iluminação potente

Natal pede luzes. Por conta disso, para diferenciar esta vitrine em especial das utilizadas em outros meses do ano, é válido substituir a iluminação regular por luzes mais coloridas, ou até mesmo pelo pisca-pisca. Contudo, não se esqueça de manter a sobriedade, sem que a decoração e a iluminação “roubem” o protagonismo dos produtos em exibição.

Personalização

Nesta época do ano, o comércio todo tende a pensar mais ou menos da mesma maneira. Por isso, para evitar que todas as lojas fiquem com a “mesma cara”, é possível pensar em “temas dentro do tema”, ou seja, um natal mais clássico, um natal na neve europeia, um natal tropical, por exemplo, são possíveis variações. Para o público infantil, por exemplo, o natal em desenhos animados pode ser uma inspiração interessante.

É importante ressaltar que essa decoração natalina nas vitrines pode se fazer presente no chão, em adesivos nos vidros, nos manequins, entre outros suportes. É só usar e abusar da criatividade!