Como pequenas lojas podem atrair mais clientes?

2 de outubro de 2017

Atrair mais visitas e convertê-las em vendas é o objetivo de qualquer loja, independentemente de seu setor de atuação, de sua tradição ou de seu porte. A concorrência é alta em muitos segmentos e é essencial obter diferenciais que garantam a competitividade. Nesse cenário, como fica a situação das lojas de menor porte? É possível fazer com que elas também consigam chamar a atenção do público? Não só é possível como há várias estratégias que auxiliam o desempenho dessas lojas. Confira as dicas a seguir.

Como pequenas lojas podem atrair mais clientes?

Otimização do espaço

A primeira impressão é muito importante para os clientes decidirem se entrarão ou não em uma loja. A organização do espaço é um fator muito influente nesse quesito. Se a loja possui menores dimensões, é preciso que cada coisa esteja em seu lugar, dando espaço aos clientes para que transitem pela loja. Por isso, o balcão para loja deve ter tamanho apropriado. O mesmo vale para provadores, araras de roupas e expositores em geral.

Iluminação

Qualquer ambiente com dimensões menores é mais impactado pela iluminação. Lojas escuras cansam a vista das pessoas. Em contrapartida, luzes muito fortes causam ofuscamento e “mascaram” a qualidade dos itens à venda. Assim, os focos de luz devem ser bem distribuídos e equilibrados, conforme a área da loja.

Vitrines

Segundo pesquisas, as vitrines podem responder por quase 80% da influência na decisão do cliente. Dessa forma, é essencial que esses espaços estejam atualizados com frequência e exponham os principais produtos, com destaque para lançamentos. As vitrines podem conter cenários que criam histórias e exploram determinadas temáticas, como é o caso das datas comemorativas (dia dos pais, dia das mães, Natal, dia das crianças, entre outros). Além disso, as vitrines devem servir como um meio de fácil identificação da mensagem principal da campanha, da promoção e da marca como um todo. Em se tratando de lojas pequenas, menos é mais. Selecione apenas alguns itens para exposição e utilize letreiros e recursos luminosos com moderação.

Som e aroma

Muitas empresas, inclusive grandes redes, exploram a música ambiente e aromas específicos como um meio não só de agradar o consumidor, mas também para fixar mais a identidade da marca com esses recursos específicos. Se você optar por utilizar esses recursos em uma loja pequena, mantenha o som em volume moderado e procure escolher estilos musicais adequados ao seu público-alvo. Da mesma forma, os aromas devem ser leves, caso contrário, podem incomodar as pessoas.

Atendimento

Um dos quesitos mais importantes para os clientes ao avaliar uma loja é o atendimento. É essencial ter vendedores treinados, que saibam responder aos questionamentos dos clientes e conheçam as características e a localização dos produtos que vendem. Cordialidade e educação são primordiais. É necessário demonstrar prontidão, porém, sem tomar a liberdade dos clientes circularem, especialmente num espaço com dimensões reduzidas.

Diferenciais

Por fim, explore o que sua loja tem de melhor para conquistar mais clientes. Se o seu público está à procura de melhores preços, deixe essa informação sempre visível. Se está procurando por qualidade, mostre essas características em tudo aquilo que você comercializa. Mantenha a transparência e a objetividade para conquistar e encantar os clientes.