Aprenda com eles! Os 5 maiores varejistas do Brasil
16 de março de 2017
Nada melhor do que aprender com os melhores para alcançar o sucesso. Sim, sabemos que você pensa em manter seu negócio, expandir e, quem sabe um dia chegar neste nível, no entanto, como dizem, “pense no topo da montanha para conseguir chegar na metade”. Assim sendo, vamos mostrar os varejistas Top 5 do Brasil, sendo que, todos eles, claro, utilizam produtos que você encontra aqui.
A lista reúne 120 empresas ao todo e foi feita pelo Ibevar (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo) e remetem aos dados consolidados de 2015 (o ano de 2016 ainda está sendo apurado), mas, neste artigo, focaremos nos cinco primeiros.
Grupo Pão de Açúcar
O Grupo Pão de Açúcar possui 2.181 lojas em todo o território nacional, com mais de 146 mil funcionários cuidando das suas lojas. O resultado? Faturamento de 76,933 bilhões de reais em 2015.
Já faz alguns anos que o Grupo Pão de Açúcar é o dono do varejo brasileiro, representando todas as instâncias do segmento. Desde alimentos a roupas são vendidas em suas lojas, com muitas prateleiras, gôndolas, balcões, vitrines de vidro, araras de roupas e outros.
A forma do Grupo Pão de Açúcar de gerenciar sua marca e o sucesso que faz é o principal exemplo em varejo no Brasil e um dos principais no mundo.
Carrefour
O grupo de origem francesa é a segunda maior potência do varejo no Brasil.
Possui um faturamento de 42,701 bilhões de reais representados em 288 lojas e 76.077 funcionários.
O Carrefour também se especializou em hipermercados e minimercados para atender a todos os públicos, os mercados menores, evidentemente, estão mais focados em alimentos e bebidas, enquanto que os hipermercados seguem a tendência de vender tudo e mais um pouco.
Walmart
A marca que surgiu grande aqui no Brasil, com sua primeira loja em Osasco, ao lado de um hipermercado do Carrefour, inclusive, sempre foi poderosa nos Estados Unidos e conseguiu repetir o feito em terras tupiniquins.
Seu sucesso hoje representa um faturamento anual de 29,323 bilhões de reais. Com 485 lojas e 71.864 colaboradores.
Lojas Americanas
As Lojas Americanas são um fenômeno que merece estudo. Vende de tudo em suas lojas e é uma das poucas do varejo, mesmo entre as grandes, que era gigante no mundo físico e foi para o mundo online continuar igualmente colossal, mesmo fazendo tudo diferente do que os especialistas sugerem, em algo similar ao ocorrido com a Amazon.
No mundo do varejo tradicional seu faturamento é de 20.714 bilhões de reais, tem mais de 1.041 lojas e 20.715 funcionários.
Magazine Luiza
Outro caso que merece estudo, mas, ao contrário das Lojas Americanas, o Magazine Luiza só se tornou grande graças ao mundo digital.
Cresceu primeiro na realidade virtual para depois expandir, e muito, no mundo real.
Seu faturamento atual é de 10.498 bilhões de reais em 786 lojas com 21.745 colaboradores.
Se você pensa em estudar as histórias das principais empresas do varejo para inspirar o seu negócio, comece por uma, ou todas, dessas cinco acima, pois elas são as melhores hoje no Brasil.
Receba ofertas recomendadas e preços exclusivos!
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “OK”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações Cookies" para fornecer um consentimento controlado.
Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega pelo site. Destes, os cookies categorizados conforme necessário são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados no seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de desativar esses cookies. Mas a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Os cookies de desempenho são usados para compreender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a fornecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas do número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, de forma anônima.