Este, é uma forma de armazenamento extremamente durável e versátil, entretanto, é necessário conhecer-se acerca dos cuidados corretos, se desejar manter o seu baleiro de vidro conservado por mais tempo.
Requer-se, assim, atenção especial no momento da escolha dos produtos adequados para a sua limpeza e também àqueles que devem ser evitados, cujos, na maioria das vezes, são utilizados sem o conhecimento dos danos.
É vasta a diversidade de modelos de baleiros, e alguns destes, necessitam de cuidado especial, atentando ao manuseio de quem e de que forma está o realizando, podendo, com isso, evitar maiores prejuízos.
Realize a limpeza diária do baleiro de vidro
É fundamental mantê-lo limpo e longe do acúmulo de poeiras ou quaisquer materiais imperceptíveis a olho nu, devendo-se assim, construir uma rotina de limpeza, visto que o vidro é um material extremamente fácil e rápido de limpar.
Retire as tampas, caso hajam.
Apesar do vidro do baleiro ser um material inerte, este não está imune de tornar-se o local de proliferação de micro-organismos.
Sendo assim, os modelos com tampas, sejam aqueles presentes em casa aos de lojas, devem ser cuidados constantemente para não comprometer a própria saúde, visto que está se falando sobre algo que possivelmente será consumido.
Materiais adequados para a limpeza
- O ideal é utilizar a flanela, um tecido bastante macio que age o polindo facilmente, proporcionando, assim, mais brilho, sem danificá-lo com arranhões, como acontece com outros tipos de tecidos.
- Se o seu desejo for realizar uma limpeza mais profunda, é totalmente viável fazer o uso de água, sabão ou detergente neutro apenas, secando-o imediatamente.
- Pode passar-se um pano umedecido sobre as áreas do baleiro, a qual se deseja limpar.
Materiais que nunca devem ser utilizados no momento da limpeza
Para não danificar com arranhões, o baleiro de vidro, evita-se a utilização de esponjas ou palhas de aço, visto que já foram citadas formas adequadas e mais eficazes de limpeza, tornando tais materiais completamente desnecessários.
Não é indicado utilizar produtos ácidos ou químicos, como os desinfetantes, pois estes, podem provocar danos irreversíveis, tornando o vidro do baleiro opaco e com a presença de manchas.
Vale-se ressaltar ainda, que a água, também, pode promover o aparecimento de manchas no baleiro de vidro, caso o mesmo entre em contato com ela por muito tempo.
Escolha um local seguro para colocar seu baleiro!
O baleiro de vidro, por ser constituído deste material, acaba tornando-se muito suscetível a danos mecânicos. Sendo assim, é necessário avaliar o seu local de melhor adequação, evitando quedas ou outros impactos inesperados.
É importante ainda frisar, que o local escolhido seja bastante arejado, com a temperatura ambiente propícia para o melhor condicionamento das balas, caso possua.
Mantenha longe do alcance de crianças
As crianças são as maiores consumidoras de balas e, devido a isso, o cuidado com o baleiro de vidro deve ser redobrado, pois o contato indevido, tende a colocar em risco a integridade do mesmo.
Não existe segredo para conservar seu baleiro!
Ressaltando, ainda, o vidro é altamente resistente e durável, tornando-se capaz de sobreviver as diversas situações que venha a ser exposto. Entretanto, como tudo na vida, é necessário cuidar, e como tudo também, ele é suscetível.
Assim, não existe segredo de conservação. É muito fácil fazer o seu baleiro de vidro durar por décadas, dependendo da forma como você o trata diariamente.
Salienta-se, portanto, que, para preservar a integridade e aparência do seu baleiro, deve-se estar atento ao uso de materiais e à forma de exposição a qual está o submete.