Em meio as constantes dúvidas acerca da criação de novos negócios acessíveis, permanece uma luta interna entre o impulso de estabelecer um empreendimento próprio e as reais condições para isso. Esse ímpeto demanda fazer perguntas concretas para que seu sonho de independência se realize: que produto, que estruturas, que público alvo deve ser visado. No caso destacaremos aqui o mercado de bijuterias, abarcando algumas perguntas simples: o que são, que estruturas são necessárias a ela (gôndolas adequadas, por exemplo) possibilidades de mercado e, finamente, como afinal se escreve esse nome: bijuterias ou bijouterias?
É preciso lembrar que o ramo das joias e da ourivesaria é razoavelmente caro
O que não impede de que as pessoas sintam vontade de usarem utensílios para aumentar seu encanto pessoal. Para atender essa demanda foi criada a bijuteria, divisão da joalheria que faz uso ligas metálicas análogas a ouro ou prata, como também com pedras semipreciosas, plástico e outros materiais, de modo a criar objetos versões mais acessíveis de joias. Com o tempo esse tipo de artesanato ganhou vida e valores próprios atraindo os mais diversos extratos, não mais pelo valor mais barato, mas sim pelo sua beleza própria e estilo diferenciado.
Isso explica a expansão desse mercado que tem acumulado milhões de reais nos últimos anos, incluindo nessas cifras o mercado nacional e o internacional. Localidades litorâneas são as que mais movimentam esse tipo de mercado justamente pelas pessoas que passam por elas tem a tendência de exibirem mais seus corpos.
Com menos de 100 mil reais é possível monta uma versão de médio porte, levando em conta a mercadoria, publicidade, gondolas (estantes de vidro especialmente montadas para esse tipo de mercadoria), aluguel e funcionários. No entanto o retorno se mostra relativamente rápido. Um plano de negócios também é outra necessidade eminente e que deve ser seguido à risca, mas sem fanatismos inúteis, ou seja, é preciso aprender a ser flexível quando o mercado pede.
Muito desse ramo é composto do mercado informal ou de pequenos empresários e assim algumas impressões se tornam nebulosas. Também essas empresas têm suas sedes no interior e não nas grandes capitais. Isso explica a tendência a se investir da revenda constante o que pode encarecer o produto final para o consumidor.
Uma pergunta para o futuro
É se há possibilidade de se criar uma fabricação adequada centrada nas grandes capitais. Apesar disso a vantagem de ter o produto já pronto e vindo de diversos produtores é que o catalogo de revenda se mostra bastante diverso e portando mais abrangente.
Estar atento às tendências de materiais, modas, roupas e estilos musicais é algo que precisa ser levado em conta, quais adereços são os mais procurados, e até mesmo que tipo de programas de tevê e filmes está em alta e se é possível fazer versões em bijuterias das joias que estão sendo usadas pelos personagens mais marcantes e carismáticos.
Essas escolhas vão definir como e de que forma o revendedor/produtor se insere no mercado e como ele é entendido pelo seu público, pelos clientes e por seus parceiros e competidores.
Finalmente
A forma correta é bijuteria. A segunda forma mais conhecida “bijouteria” tem ligação com o francês e não é de nosso uso corrente. Detalhe pequeno, mas que deve a ser levado em conta na imagem de seu negócio: uma coisa no mínimo desagradável quando alguém corrige a placa de nosso próprio negócio.
Não concorda?
Receba ofertas recomendadas e preços exclusivos!
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “OK”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações Cookies" para fornecer um consentimento controlado.
Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega pelo site. Destes, os cookies categorizados conforme necessário são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados no seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de desativar esses cookies. Mas a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Os cookies de desempenho são usados para compreender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a fornecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas do número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, de forma anônima.